Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Como o consumo do álcool pode prejudicar a adolescência

Postado em 29/05/2019



O álcool na adolescência é extremamente desaconselhável porque o sistema nervoso central do jovem ainda está se desenvolvendo. Além disso, a bebida pode atrapalhar o amadurecimento normal, causar alterações no desenvolvimento da personalidade e prejudicar funções como memória e atenção. Por sua vez, estes déficits podem levar a dificuldade de aprendizagem e piora no desempenho escolar.

De acordo com um recente estudo realizado da Finlândia, adolescentes que bebem em excesso tendem a ter menos massa cinzenta no cérebro, que é a estrutura responsável pela memória, tomada de decisões e autocontrole.

Sendo assim, o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes pode acarretar uma série de problemas sociais e de saúde e contribuir para torná-los mais vulneráveis a acidentes de trânsito, violência, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. Ocorre que o sentimento de onipotência marcante nessa etapa do desenvolvimento é intensificado pelo uso do álcool, possibilitando que os adolescentes acreditem que podem se expor aos riscos sem que lhe ocorram maiores danos.

Então, pais e familiares, atenção nesses jovens e mantenham sempre uma conversa franca com eles.